Artigos e Imprensa

Meditação rumo à nossa máxima potencialidade

por Sandra Rosenfeld 

 

 

Muitas pessoas ouvem falar de meditação, pensam até em fazer, mas, por não terem certeza de qual "ganho" real terão com a sua prática, vão adiando... Então, resolvi escrever este artigo com o intuito de ajudar na decisão de quem está ainda em dúvida ou iniciou a prática e não deu continuidade.


A meditação é uma alavanca que impulsiona nossa vida para experiências e realizações jamais imaginadas. Desde que, claro, seja praticada com disciplina e perseverança.

 

Na meditação, alcançamos estágios que vão se aprofundando e expandindo, saindo assim do resultado interno para o externo, o que faz uma diferença grandiosa em nossa vida.

 

Esses estágios são:

  • Relaxamento físico e mental
  • Atenção e foco
  • Presença plena
  • Consciência

 


Ao alcançar esses estágios, entramos no estado meditativo.


O estado meditativo produz relaxamento pleno, com isso, trazendo uma sensação de paz que resulta num equilíbrio físico e mental, harmonizando todo o nosso organismo, amenizando e curando estados alterados físicos, psicológicos e emocionais, como já comprovado por pesquisas.


Mas como qualquer outro exercício, para alcançar o melhor desempenho, é necessário treinar com disciplina. Desse modo, aos poucos, vamos aquietando os pensamentos intrusivos, aumentando o tempo da atenção, do foco, da concentração e levando isso de forma natural para as outras atividades de nossa vida.


Com o relaxar do corpo físico e a aquietação e o silenciar da mente, nossa criatividade e nosso poder intuitivo ampliam exponencialmente.


Conseguimos acessar recursos internos que uma mente agitada jamais conseguirá alcançar, assim como insights, ideias, soluções que antes não vinham à tona.


Tudo fica mais claro, a forma de avaliar as situações, os nossos relacionamentos, a nossa vida.


Passamos a lidar de forma bem mais tranquila e segura com os acontecimentos externos, ficamos mais fortes e preparados perante os desafios que surgem sem perder o controle.


Com a prática da meditação, passamos a fazer parte de uma minoria que, conseguindo estar presente, pode observar a si mesmo, seus pensamentos, sentimentos e assim ter domínio sobre suas atitudes e falas. Podemos observar o outro, o mundo ao nosso redor e ver muito além do que se apresenta aos olhos comuns.


A prática da meditação aumenta significativamente nossos mais nobres sentimentos, como a compaixão e o amor por nós mesmos e pelo próximo.


A meditação não só torna a nossa vida melhor, mas torna-nos uma pessoa melhor!

 

 

Sandra Rosenfeld
Especialista em Qualidade de Vida como Escritora, Palestrante, Instrutora de Meditação e Executive & Personal Coach. Autora dos livros "Durma Bem e Acorde para a Vida" e O que é Meditação, ed. Nova Era / Record. 

www.sandrarosenfeld.com.br / contato@sandrarosenfeld.com.br

(Outubro / 2019 publicado no BLOG Bemzen) 

Comente e Compartilhe!!

Exponha sua opinião e veja a opinião de outras pessoas.

Comente através da sua conta do FACEBOOK

Comente pelo site de Sandra Rosenfeld

Francisco Mantuano: Sandra, parabéns pela iniciativa esclarecedora de informar os benefícios da meditação.
Eu fiz sessões com você e sou muito grato por ter me ensinado com sua sabedoria e prática , e hoje me sinto muito mais feliz e alcançando os meus objetivos com mais segurança e certeza .
Francisco Mantuano

Em: 30/10/2019 08:58:14